terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Lewis Hamilton vira campeão do mundo de Fórmula 1, por um único ponto, roubando o título a Massa

Novembro viu a mais dramática conclusão do Mundial de F-1 na história recente do desporto, quando o piloto inglês Lewis Hamilton derrotou o brasileiro Felipe Massa, só por um ponto.
Antes da final do Grande Prémio deste ano, o GP do Brasil em Interlagos, Hamilton tinha mais sete pontos que Massa. Então, o inglês só precisava de terminar a corrida em quinto lugar para ser campeão, ainda que Massa ganhasse. A poucas voltas do fim, ninguém podia ter previsto o drama que ia acontecer.

O brasileiro liderava confortavelmente o GP, enquanto Hamilton estava em quarto... mas então começou a chover.

Todos os líderes decidiram ir às boxes para trocar os seus pneus, excepto Timo Glock da Toyota. Agora Hamilton estava em quinto com Sebastian Vettel do Toro Rosso pressionando-o fortemente. E, no começo da penúltima volta, Vettel ultrapassou Hamilton, deixando o inglês em sexto lugar, posição que daria o título a Massa e a multidão brasileira em Interlagos ficou louca.
Na temporada passada, Hamilton perdeu o campeonato para Kimi Raikonnen, o companheiro de Massa, apesar de ter mais dezassete pontos que ele, com só mais duas corridas e parecia que a história se repetia.

Mas o drama não acabou aí. Glock teve muita dificuldade em manter o seu carro na pista com os seus pneus lisos e ambos Vettel e Hamilton o apanharam rapidamente. E, na última curva da última volta, os dois pilotos o ultrapassaram e Lewis Hamilton se tornou no campeão mais jovem na história da F-1.

Foi um Grande Prémio que superou todas as esperanças, nervos e calores. Se você é um fã de F-1, ou mesmo que não seja, a montanha-russa das emoções foi uma viagem inevitável durante o tempo em que os paulistas viram Massa, um herói local, dirigindo-se para o que parecia ser o seu primeiro título mundial. Contudo, é Hamilton que reina, supremo na volta final, mostrando a sua verdadeira classe.

A equipa da Ferrari sentiu-se com azar, com a margem da derrota, mas Massa foi magnânimo no final da corrida, dizendo: "Saio com um sorriso, sorriso de quem está orgulhoso pelo que fez, de ser brasileiro e de saber ganhar e perder." Sem dúvida, Massa vai voltar mais forte e vai ser uma ameaça grande para Hamilton, enquanto o britânico tentará defender o seu título de campeão do mundo. O dia foi bom para o desporto e também para os espectadores e isso reflectiu-se muito no que foi dito depois por várias pessoas.

Luís António, pai do ferrarista, declarava que, se o filho não era o campeão da F-1, "já é o campeão do Brasil."

Glock, que estava no centro do clímax dramático, disse: "Acho que os brasileiros não ficarão mais do meu lado. Lamento por Felipe, mas parabéns ao Lewis. Os dois fizeram uma grande temporada e ambos mereciam o título."

Nenhum comentário: